Aconteceu na Cinemateca de Curitiba, entre os dias 24 e 26 de outubro de 2014, o evento Mondo Estronho, que mesclou literatura e cinema, através de palestras, bate-papos, exibição de filmes e outras atividades.

A edição de 2014 foi realizada pelas editoras Estronho e Arte & Letra e contou com o apoio de: MultGraphic, Regra dos Terços, Blood Rock Bar, Hotel Brasília, Moro FilmesLendo a Nona, Galeria, Vigor Mortis, Curitiba Connection e dos artistas Helena Sofia e Radio Cadaver.

Além da divulgação da arte local ─ foram exibidos clips de bandas e artistas curitibanos nos intervalos das palestras ─, o objetivo foi o de promover uma troca de experiência e informações com nomes da literatura e cinema de todo o Brasil. Para esta edição, foram convidados autores, críticos, editores e cineastas do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os temas das palestras foram desde a literatura juvenil (Desvendando o Mundo de Oz, por exemplo) ao cinema de horror. Painéis sobre literatura fantástica e cinema independente, oficinas, dicas para autores novatos, lançamentos literários e um talk show diferente, com a participação da Banda Radio Cadaver. A programação incluiu também a exibição de curtas e longas do cinema independente de Curitiba e de outras partes do Brasil.


Foto005


Além das atividades abertas ao público, tivemos um evento especial para autores convidados, que passaram parte da noite e madrugada dentro da Cinemateca (Durante o evento, a cantora e compositora Helena Sofia, fez um pocket show para os escritores presentes). Eles iniciaram a escrita de contos de horror sob o tema “Uma noite na Cinemateca”. Os argumentos iniciados pelos escritores foram trabalhados e revisados posteriormente e lançados em uma coletânea gratuita, publicada pela Editora Estronho e lançada na edição de 2015 do Mondo Estronho.


Foto040


A entrada foi gratuita para todas as atividades, inclusive para a exibição dos filmes. Também houve a arrecadação de livros para a Tuboteca de Curitiba.


CHAMADA DE 2014

VEJA ABAIXO AS FOTOS DE 2014 ou clique aqui para conferir a PROGRAMAÇÃO DA EDIÇÃO 2014.