

Como fazer um briefing perfeito?
O briefing perfeito não existe.
O que é um Briefing? É aquele documento que ajuda a definir uma estratégia criativa e impactante que atrai o alvo certo , nunca será como imaginamos.
Uma agência pode ter anos no mercado e contratar talentos com ainda mais anos no ambiente, o que se tornaria:
- Departamentos especializados
- Cursos de planejamento
- Atualização
- Publicidade dirigida
- Projeção de marca
E mesmo assim, não haveria maneira possível de obter o briefing perfeito .
Como fazer um briefing ?
Na realidade, um briefing tem os mesmos elementos em todas as agências, alguns chamam cada um de forma diferente, mas é criado respondendo às seguintes perguntas:
- O que queremos dizer / promover?
- Onde queremos ir?
- Quem queremos contar?
- Quais atributos únicos nós temos?
- Onde estamos de pé?
- Como minha marca fala? Como eu quero que a marca fale?
- Quanto tempo vai estar no ar?
- Quais são os elementos obrigatórios?
- Quanto dinheiro tenho para investir?
- Quais materiais eu espero receber?
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Por que não há um briefing perfeito?
Isso é porque você não pode criar algo tão complexo, tão rápido .
Você precisa de várias etapas para alcançar a perfeição ou pelo menos um executável, como:
- O tempo
- Troque ideias com seu cliente e seus criativos
- Pense nisso algumas vezes e encontre novas melhorias .
Mas o briefing não é uma letra morta no papel, pode sofrer uma mutação infinita de vezes .
Em particular, quando o cliente não está completamente certo de cada uma de suas respostas.
Essa palavra é a chave ” não tenho certeza “, você deve ter uma direção completa de onde você vai ficar com o projeto ou marca.
Tenha um objetivo claro e comece a partir daí.
Muitas vezes, quando o briefing é feito em conjunto com o cliente , a agência de publicidade acaba assumindo um papel de terapeuta que ajuda o representante da marca a concretizar seu plano de marketing .
Dessas situações surgem novas questões, novos desafios ou objetivos .
Muitas vezes, um cliente que vai a uma agência para um material grafico, depois de colocar no papel o que falamos, descobre que o que ele realmente precisava era de outro tipo de serviço prestado pela agência.
Então, um começa a ganhar a confiança da marca , então eles começam a trabalhar juntos para atingir um objetivo.
De mãos dadas, a agência com a marca pode criar uma campanha de sucesso que excede as suas próprias expectativas.
E essa é uma das coisas que mais amo no meu trabalho.
O que devo fazer para que minha agência conclua o Briefing mais rapidamente?
Não é sua marca que você está deixando nas mãos de especialistas ? Sim, mas também deve estar sob sua supervisão, quem melhor para entender a personalidade da marca e o caminho que ela deve seguir?
Ajudar no processo não atrapalhará o trabalho da agência, pelo contrário, fará com que eles não andem cegamente em uma floresta encantada, isso fará de você a luz que deve seguir para encontrar o melhor caminho.
Quando você começa a trabalhar com uma agência , não apenas paga, mas realmente se envolve, é quando realmente entende os processos criativos, de produção e estratégicos, não apenas ajuda a agência, ajuda o projeto que você tem à sua porta.
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Existe alguma maneira de saber quando um Briefing pode ser aprovado?
Sim, é claro, é quando todos estão confortáveis e que a campanha terá um bom começo, que ninguém da agência ou da empresa tem qualquer dúvida sobre como funcionará.
É no momento em que você pensa “Isso dará resultados”, é quando o design e a estratégia podem começar a fluir.
E isso acontece quando você trabalha junto, a agência e a empresa perceberão quando isso acontecer.
Lembre-se que não há Briefing perfeito, existem especialistas e empresas que conseguem fazê-lo .
A execução desse briefing é uma questão que vamos tomar mais tarde, queremos que os clientes saibam que estão indo para uma agência e os benefícios de construir uma marca forte .